Evento anual promove o diálogo entre músicos do Brasil e do mundo


Brasil Classical

A Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro (SIMC Rio) chega à oitava edição, com apresentações até sábado (14) na Cidade das Artes, na Barra. Aberto nesta quarta-feira (11), a programação, contou com uma pré-abertura no dia 8, na Sala Cecília Meireles. 

O evento é promovido pela produtora Brasil Classical, sob direção artística de Simone Leitão, uma das mais renomadas pianistas da atualidade. A grande novidade desta edição é que, diversas partes do mundo serão representadas por meio de músicos em situação de refúgio, como a cantora síria Oula Al Saghir e o músico tunisiano Raouf Jemni, que terão a oportunidade de compartilhar nos dias do evento, múltiplas culturas e referências.

Essa edição conta com a presença inédita de Rosana Lamosa, uma das mais importantes sopranos brasileiras, além de nomes internacionais como o canadense Peter Pas (viola), o estoniano Aare Tammesalu (violoncelo), o grego Yannos Margaziotis (viola) e a pianista italiana Eloisa Cascio. A fim de promover um intercâmbio entre artistas do Brasil e de fora, a SIMC Rio, também conta com a presença do Quarteto Guanabara, conjunto de música de Câmara mais antigo da cidade maravilhosa, o violoncelista brasileiro Hugo Pilger, e jovens músicos brasileiros como o violinista goiano Thierry de Lucas e a flautista Daniela Mars.

            A música da câmara é, para o universo da música clássica, metaforicamente, como uma conversa entre amigos. Hoje, muito dos conflitos que vivemos no mundo são devidos à falta de conversa. Por isso, a 8ª Semana Internacional de Música de Câmara busca pensar a atual crise humanitária e propor diálogos por meio de uma linguagem universal: a música.

             As apresentações na Cidade das Artes são às 20h30, sendo que no dia 14 haverá uma récita adicional às 18h. Os ingressos custam R$ 30, a inteira, e R$ 15, a meia.

            Ainda no fim de semana, a Casa Firjan realiza dois concertos do evento, às 20h de sábado, e às 17h de domingo.

 

            A Semana Internacional de Música de Câmara é mais um evento cultural com monitoramento de mídia a cargo da PressWay.