Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 18 a 21 de novembro


Produção do Tiradentes em Cena

Em sua oitava edição, em um ano de pandemia, festival traz o amor como tema

A pandemia do Coronavírus afetou duramente o setor cultural, e para não interromperem sua continuidade eventos já tradicionais do calendário, como a Mostra Tiradentes em Cena, realizada há oito anos na histórica cidade de Minas Gerais, tiveram que ser repensados. A produção teatral ficou invariavelmente desfalcada e precisou migrar para o cenário online. E é nesse cenário diferente que a mostra abre nesta quarta-feira suas cortinas.

Durante quatro dias, haverá apresentações dos mais variados gêneros. Espetáculos, música, dança, exposições, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas que irão estimular a reflexão do pensamento e entreter o público, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde.

- O Tiradentes em Cena sempre acontece em maio, mas com todo esse cenário faremos em novembro. Neste momento de pandemia e isolamento, onde a classe artística foi uma das mais afetadas, faz-se necessário retomar a renda e a possibilidade de trabalho do meio artístico. Somos uma equipe formada por pessoas que acreditam na arte, na pluralidade, na diversidade e no poder de transformação e na inclusão da cultura.  A produção cultural é importante para a cadeia produtiva, pois gera empregos, rendas, impostos, promove circulação de espetáculos, gera trocas. Por isso vamos resistir com AMOR - conta a idealizadora da mostra, Aline Garcia.

Atriz e fundadora do Grupo Galpão, Teuda Bara, que completará 80 anos em janeiro, é a homenageada

Atriz e fundadora do Grupo Galpão, Teuda Bara atuou na maior parte dos espetáculos do grupo. No início dos anos 2000 viveu entre o Quebec e Las Vegas para, a convite do renomado diretor Robert Lepage, participar do espetáculo “K.Á.”, do Cirque Du Soleil. De volta ao Brasil, em 2007, retomou sua carreira pelos palcos e ruas brasileiros, ao lado do Galpão. Estreou, em 2015, a peça “Doida”, produção independente que ela própria encabeçou e na qual divide a cena com seu filho Admar Fernandes.

Nos dias do evento, o público poderá assistir ao espetáculo solo “Luta”, que será transmitido no canal do Tiradentes em Cena no YouTube. “LUTA” é um espetáculo criado para e com Teuda Bara. Visitando suas memórias, a atriz, em cena, ficcionaliza sua trajetória, cria imagens, conta casos e elege a “Luta” como alegoria para o teatro e a própria vida.

Também haverá um bate papo inédito com o escritor e jornalista João Santos sobre o livro “Comunista demais para ser Chacrete”, do qual ele é autor.  O livro é uma publicação da Editora Javali e traça um perfil biográfico de Teuda.

Os espetáculos que fazem parte da oitava edição

A programação da oitava edição da mostra vem recheada de espetáculos dos mais variados gêneros e apresentações em diferentes espaços virtuais e físicos. Entre eles, a estreia oficial do monólogo “Parece que foi Ontem”, da Trupe Ventania, de Passos, que acontecerá em casarão na Rua Direita. E as ruas da cidade receberão intervenções que falam desse tempo e que conscientizam para o cuidado ao próximo. Além disso, haverá palhaçaria para alegrar a criançada.

A programação permeia o tema amor e traz a tona temas como racismo, inclusão, liberdade e resistência. 

A oitava Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena foi toda pensada de forma a garantir a segurança de técnicos, produtores, artistas e toda equipe.

             O evento é realizado com o patrocínio da Eletrobras Furnas, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal e Ministério do Turismo. A mostra conta com o apoio do Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (COTEA),  SESI FIEMG, IPHAN, Prefeitura Municipal de Tiradentes, Conecta, Sobrado Cultural Aimorés, Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Campus Cultural UFMG e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, empresários e amigos de Tiradentes.

 De 18 a 21 de novembro

YouTube: youtube.com/tiradentesemcena

Instagram: @tiradentesemcena

Site: www.tiradentesemcena.com.br

Twitter: @Tiradentes_Cena